Adotar o e-learning corporativo

Introdução

As empresas cada vez mais necessitam ter equipes bem preparadas na mesma medida do volume cada vez maior de informação que graças a internet gerou uma avalanche de dados, fatos e construi hoje a maior biblioteca já imaginada. A decisão de transformar informação em conhecimento é premissa básica de qualquer companhia que tenha compromisso com sua própria evolução, no entanto da decisão a ação existem alguma etapas fundamentais que tornarão o processo mais ou menos simples de ser executado. A seguir iremos delinear as etapas e suas opções, caberá a você definir que caminho tomar, o menos ou mais recomendável do ponto de vista do sucesso deste projeto corporativo.

Caminhos da educação on line

Existem dois caminhos na educação via internet, o caminho da produção interna e o da terceirização. Estas alternativas no entanto são acompanhadas de três opções: a primeira opção é produção interna de cursos com a adoção de uma ferramenta de produção e o uso do browser como ferramenta de estudo; a segunda opção é a produção interna ou formatação de cursos com as ferramentas que já fazem parte do uso diário da empresa (powerpoint por exemplo); a terceira opção é a de terceirizar a produção de cursos e o uso do browser como ferramenta de estudo.
No entanto qualquer das opções não possuem aspectos fundamentais para o sucesso da construção do conhecimento corporativo, que são: metodologia de ensino, acompanhamento pedagógico e uma ferramenta projetada exclusivamente para o estudo.

Metodologia

A metodologia é fundamental pois é a partir dela que se pode efetivamente transformar informação em conhecimento, estruturando de forma psico-didática garantindo um entendimento completo e eficiente do estudo. Seja qual for a metodologia (todas estrangeiras) é essencial que sejam adaptadas a realidade brasileira e latino americana de forma a conseguir o melhor resultado para a absorção do conhecimento.

Acompanhamento pedagógico

Mesmo que outras empresas oferecessem metodologia ainda assim não ofereceriam o acompanhamento pedagógico, fundamental para medir os níveis de absorção do conhecimento gerando relatórios que delineiam perfis de pessoas e equipes do ponto de vista do entendimento dos conteúdos absorvidos e como eles poderão impactar no dia a dia da empresa gerando reais resultados.

Ferramenta de estudo

Todas sem exceção oferecem ferramentas de produção que se vale do browser como ferramenta de estudo, no entanto pesquisas demonstram o que muitos a alguns anos já detectaram, que as pessoas tem a percepção de estar navegando e não estudando gerando um menor nível de absorção do conhecimento. Pensando nisto é que em quase três anos de trabalho desenvolvemos uma ferramenta de estudo projetada exclusivamente para garantir a maior absorção do conhecimento possível.

Produção de conhecimento

A produção do conhecimento não pode ser opções em menus e uso de modelos previamente criados que não correspondem as reais necessidades de estudo, não pode também seguir estruturas nada customizáveis, nem serem rígidas formas de estruturar informação, não podem e nem devem ser conversores de mídias (doc para html, ou ppt para html), isto não é construção do conhecimento apenas adaptação de um tipo de informação em um formato para outro sem critério confiável. É fundamental que se tenha controle da produção e não dos processos que devem privilegiar o entendimento sequencial do conhecimento, para isto deve-se delegar a um designer instrucional as tarefas de adaptação, estruturação e construção do conhecimento a partir das informações entregues. Existem fatores que estas ferramentas de produção instantânea de cursos não fazem e que é fundamental para um bom curso: psico-dinâmica das cores, ergonomia, percepção visual, tipologia, mídias necessárias a complementação, acessibilidade, construção espacial entre outros.

Tomada de decisão

A tomada de decisão sobre a adoção do estudo on line pode ser pensada a partir dos objetivos internos da companhia do que se deseja que deva ser compartilhado e aprendido, quais serão os benefícios diretos e indiretos etc. Esperamos com este documento tentar dirimir dúvidas básicas porém importantes na tomada de decisão para a adoção de uma politica de educação corporativa.


Futuro da educação online

O futuro da educação on line passa por se ter ética na oferta de soluções e neste ponto os próprios clientes ou seja o mercado se encarregará de limpar o segmento de e-learning mantendo empresas e soluções reais (não os engôdos sob a forma de cursos em flash ou html feitos sem metodologia e de conteúdos aparentemente necessários, em supostos softwares com interfaces falsas de software que carregam em um browser e são oferecidos como programas) com metodologia reconhecida no mercado, usando padrões homologados pela W3 org e um sólido acompanhamento pedagógico que garanta o maior nível de absorção do conhecimento, foco real de interesse de qualquer indivíduo ou corporação. Por quê? Porque ninguém ou nenhuma empresa dispenderá recursos financeiros e tempo em soluções que não entregam o que prometem, ou pior entregam soluções maquiadas que só muito depois se revelam ineficazes. Nenhum profissional de TI ou RH sério aceitará amanhã o que hoje aparentemente parece correto e bom.
O futuro da educação on line em boa medida depende dos profissionais, que estão em processo de evolução visto que o desenho instrucional ainda é visto como uma forma simplificada de ordenar quebras de página, acrescentar imagens a textos que os complementem, ou ainda estruturar parágrafos de forma harmônica em correções aparentemente funcionais. O desenho instrucional é muito mais que isto, é a forma como o conhecimento deve efetivamente fluir e garantir uma melhor e maior absorção do conhecimento.
O futuro da educação on line também depende da evolução tecnológica que esta em curso e caminha para modelos baseados em imagem, afinal a internet é uma rede de veículos de comunicação em mídia eletrônica.
O futuro da educação on line passa pelo entendimento do indivíduo e das empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação de que educação é um bem, um valor e um patrimônio incalculável e de poder sem precedentes, pois até hoje gerou riquezas, moldou povos, expandiu todas as áreas de ação humana e para o futuro será ainda maior como agente transformador do ser humano.
Enfim o futuro da educação on line é sem dúvida alguma o futuro da disseminação e evolução do conhecimento como jamais visto na história da raça humana.